Wi-fi mesh: entenda o que é e quais são as suas vantagens

wi-fi mesh

Wi-fi mesh: entenda o que é e quais são as suas vantagens lendo esse artigo.

Com o mundo cada vez mais conectado e tecnológico (smartphones, tablets, notebooks, internet das coisas, inteligência artificial, etc.), é preciso cada vez mais robustez em tudo. Quando se trata de internet, precisamos de um sinal que dê conta dessa demanda, garantindo estabilidade, velocidade e alcance. E é aí que entra a rede wi-fi mesh.

Ficou curioso? Então, siga na leitura, porque você pode estar diante da novidade que faltava para tornar seu dia a dia (em casa ou no trabalho) mais dinâmico.

O que é wi-fi mesh

Wi-fi mesh é uma tecnologia de ponta para redes sem fio que se estrutura pela topologia de malha (daí seu nome, já que “mesh”, em inglês, significa malha). É um sistema composto por módulos inteligentes e dinâmicos conectados entre si. Por mais que haja mais de um módulo, o sistema funciona como uma única rede wi-fi. Na prática, você amplia a cobertura, mantendo a qualidade do sinal.

Embora já seja usado há anos em ambientes específicos (grandes companhias, bases militares, entre outros), recentemente, o wi-fi mesh também se tornou disponível para residências e pequenos negócios.

Como funciona o wi-fi mesh

O wi-fi mesh funciona mais ou menos como um roteador, ou seja, é um terminal que se conecta por cabo ao link da internet e distribui o sinal. A diferença está na qualidade. Em outras palavras, na estabilidade da velocidade e no alcance, e tanto faz a quantidade de dispositivos que estejam usando a internet.

Para que possa haver o sentido de malha, são necessários, ao menos, dois módulos, posicionados conforme avaliação técnica – essa quantidade varia de acordo com o tamanho da área de instalação. O wi-fi mesh mais utilizado é o dual band (Wi-Fi 5), que se baseia em duas frequências.

Wi-fi mesh x roteadores/repetidores

Lendo este artigo, provavelmente, você esteja dizendo que esses módulos são como um repetidor. E faz sentido, pois lembram mesmo. Porém, há grandes diferenças entre eles. Com o wi-fi mesh, estamos nos referindo a uma única e potente rede de internet cujo sinal mantém-se sempre uniforme – seja lá a distância que for ou a quantidade de usuários.

Com o wi-fi mesh, se você estiver usando a internet em seu smartphone e se locomover do quarto à cozinha, não haverá qualquer perda ou oscilação. Isso ocorre porque seu dispositivo reconhece o módulo com a melhor frequência (desempenho) de onde você for. Portanto, sua experiência é sempre a melhor.

Já os repetidores atuam como redes alternativas para distribuir o sinal do roteador, que perde velocidade. E mais: nos roteadores tradicionais, conforme aumenta o número de usuários, o sinal passa a ficar congestionado e apresenta problemas.

Benefícios do wi-fi mesh

Se você chegou até aqui, já deve ter percebido que estamos falando de algo cercado por boas vantagens. De qualquer forma, para resumir as melhores qualidades do wi-fi mesh, aqui vai uma lista de benefícios que o usuário tem quando opta por esse sistema:

– Instalação prática e rápida

– Máximo desempenho da internet

– Fim da eterna reconexão

– Maior alcance para uma única rede

– Transmissão de dados com mais qualidade

– Estabilidade permanente

– Dual band automático (Wi-Fi 5, embora também existam Wi-Fi 4 e Wi-Fi 6)

– Integração com internet das coisas

– Distribuição e gerenciamento de rede automáticos

– Mais segurança, com controle parental

Fale agora com um de nossos consultores e veja como aproveitar essas e outras vantagens do wi-fi mesh em sua casa ou em sua empresa: (19) 3412-1919 ou 0800-591-4795 (grátis para todo o Brasil).

Aqui na HPro – Soluções de TI para Gestão Corporativa, você fica sempre bem bem informado sobre o universo da TI.

últimas notícias

Previous slide
Next slide